sábado, 15 de outubro de 2011

BORBOLETA VOCÊ SABE O SIGNIFICADO?



A palavra "borboleta" está diretamente relacionada à palavra "psicologia", o que nos mostra  uma estreita relação entre a mente do homem e a sua natureza espiritual.
O termo grego psyche tinha originalmente dois significados.
O primeiro deles é ‘alma’, isto é, a mais profunda fonte de vida no homem. O segundo era borboleta, que simbolizava espírito imortal. Na mitologia grega a personificação da alma (Psiquê) era geralmente representada por uma figura feminina, mais menina do que mulher, com asas de borboleta. As crenças gregas populares concebiam a alma como uma borboleta, quando o espírito se desgarrava de um corpo, ele tomava a forma de uma borboleta.



Portanto na simbologia "borboleta" significa: transformação, alma, libertação, sorte, sensualidade, psiquê. No Japão, a borboleta está associada à mulher. E duas borboletas indicam felicidade matrimonial.



Usada no expressionismo gótico, atraves da arte em geral passando pela literatura aos mais modernos trabalhos digitais , é simbolo de muito que o goticismo e toda a sua mistica, ideais, e cultura tem a demostrar.
Assim como a borboleta, a mariposa também passa pelo processo de metamorfose, tão significativo como símbolo de transformação. Mas ao contrário das borboletas, as mariposas são noturnas.
Para os astecas, a mariposa era conhecida como o "Sol Negro", pois atravessa os mundos subterrâneos em sua viagem noturna. Há uma deusa na mitologia asteca chamada Itzpapalotl - de "itzili", obsidiana, e "papalotl", mariposa, pois em suas asas leva navalhas de obsidiana, uma pedra negra. A mariposa Attacus atlas é associada com esta deusa.

































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário