sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VAMPIRISMO PSÍQUICO



Vampiro psíquico ou vampiro energético é uma pessoa ou entidade que alega alimentar-se da "energia vital" de outras criaturas vivas. O vampirismo psíquico está representado nas crenças ocultists de várias culturas e na ficção.Não existe qualquer reconhecimento médico deste fenómeno ou consenso científico que o suporte.
Os termos usados para descrever a substância ou essência que os vampiros psíquicos retiram ou recebem de outros incluem: energia, , força vital, e vitalidade.
psicólogo clínico Albert Bernstein usa o termo "vampiro emocional" para descrever quem sofre de uma série de distúrbios de personalidade, muitas vezes visto como alguém que sorve a energia emocional dos outros.
O termo "vampiro energético" é também usado metaforicamente para descrever pessoas cuja influência deixa os outros com uma sensação de exaustão, com dificuldades de concentração ou em depressão, sem que o fenómeno seja atribuído a qualquer tipo de interferência psíquica. 
A psicóloga e ocultista britânica Dion Fortune descreveu o parasitismo psíquico em relação ao vampirismo já em 1930, no livro Psychic Self-Defense. Fortune considerou que o vampirismo psíquico era uma combinação de patologias psíquicas e psicológicas, distinguindo entre aquilo que considerou ser verdadeiro vampirismo psíquico, e condições mentais capazes de produzir sintomas semelhantes, como a folie à deux e outros fenómenos do género.
O termo vampiro psíquico foi popolarizado na década de 1960 por Anton LaVey e a sua Igreja de Satã. LaVey escreveu sobre o tema no seu livro The Satanic Bible, alegando ser o autor do termo. LaVey usou a expressão vampiro psíquico para descrever alguém espiritualmente ou emocionalmente fraco, que absorve energia vital a partir dos outros, ou uma entidade paranormal no interior de alguém come essas características, possibilitando a absorção psíquica de energia a partir dos outros. O escritor americano Adam Parfrey também atribui o termo a LaVey na introdução do seu livro The Devil's Notebook.
Os termos "vampiro energético" e "vampiro psíquico" têm sido usados como sinónimos um do outro na Rússia desde a queda da União Soviética como parte de um revivalismo ocultista
Quando a energia envolvida é de natureza sexual, o vampirismo psíquico é conhecido como vampirismo sexual
O tema do vampirismo psíquico tem dominado as atenções dentro da moderna subcultura vampírica, que o tem manipulado de um modo manipulando-o de um modo já investigado por pesquisadores como Mark Benecke e A. Asbjorn Jon. Jon constatou que, tal como os vampiros psíquicos tradicionais, os membros da subcultura vampírica acreditam que são capazes de "depredar a força vital ou energia "prânica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário